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Como um sistema de cobrança pode ajudar a sua empresa?

Cada vez mais, os gestores reconhecem a importância de contar com um sistema de cobrança automatizado. Isso porque ele proporciona diversos benefícios para os negócios. Os principais aspectos positivos estão relacionados à otimização de processos e à redução dos custos.


Está interessado em saber mais sobre o assunto? Neste post, explicaremos detalhadamente o que é o sistema de cobrança e abordaremos como a ferramenta pode ajudar no crescimento do seu negócio. Continue lendo!



O que é um sistema de cobrança?



O sistema de cobrança faz referência a uma ferramenta tecnológica que ajuda a tornar os processos financeiros das organizações mais rápidos, seguros e eficientes. Isso acontece porque a plataforma realiza o envio de faturas e boletos de forma automática aos clientes de diversas formas, como e-mail, SMS, site de segunda via, chatbot, chat, WhatsApp e outros Messenger.


Vale ressaltar ainda que o sistema também envia notificações com antecedência aos clientes. Isso ajuda a evitar o atraso no pagamento das contas por parte dos consumidores, o que contribui com a redução dos níveis de inadimplência.


Além disso, a ferramenta conta com mecanismos avançados que possibilitam a verificação de quem faz os pagamentos em dia ou não. Essa informação o ajudará a verificar para quem deve conceder crédito e permitir compras efetuadas a prazo.




De que forma o sistema de cobrança pode beneficiar o seu negócio?


Sem dúvida, o sistema de cobrança automatizado oferece vários benefícios para as empresas. Os principais aspectos positivos estão relacionados à otimização dos processos e à redução dos gastos. Abordaremos esses temas detalhadamente na sequência do artigo. Confira!



Otimização dos processos


Uma das principais vantagens dos sistemas automatizados faz referência às otimizações dos processos. Isso acontece porque as informações são gerenciadas com mais precisão. As ferramentas disponibilizadas fornecem resumos financeiros, extratos diferenciados por períodos, recursos como segmentação da carteira por atraso, filial, produto, situação entre outros. Essa segmentação, permite fazer uma régua de cobrança mais precisa para cada grupo. Ação como negativação para grupos com comportamento diferenciado, faixa de valor e ou produto, farão toda diferença na abordagem do consumidor.


Os processos do departamento financeiro são facilitados, feitos de forma mais segura e ágil. A qualquer momento, o gestor conseguirá dados relevantes de forma mais precisa. Entre esses processos, estão os pagamentos recebidos e as contas pendentes. Dessa maneira, o gestor terá em mãos informações relevantes em relação à parte financeira e conseguirá ter um controle mais efetivo das transações. A integração do sistema de cobrança com o ERP, é muito importante. Dessa forma, os acordos gerados pelo sistema de cobrança, serão informados ao ERP e este poderá fazer a baixa do consumidor/contrato corretamente de forma automática.



Redução de custos


Outro aspecto importante referente aos recursos tecnológicos, inclusive o sistema de cobrança, faz referência à diminuição de custos da empresa. Isso porque o seu negócio não terá que se preocupar com alguns gastos, pois todo o procedimento é feito de forma on-line. Entre esses recursos, estão envio de boletos físicos, espaço físico para armazenar notas fiscais (é necessário guardá-las por, pelo menos, 5 anos segundo a legislação tributária).


Além disso, como as ações são feitas de forma automática e de maneira informatizada, os gastos com funcionários no setor de cobrança também serão reduzidos. Isso acontece porque a sua empresa poderá ter uma equipe mais enxuta, podendo focar nos aspectos estratégicos para o negócio.


O sistema de cobrança oferece diversos benefícios para as empresas. Os principais aspectos estão relacionados à otimização da produtividade e à diminuição de custos nas companhias.



Considerando esses aspectos positivos, vale muito a pena contar com uma ferramenta informatizada de cobrança para o seu negócio. É possível até mesmo, a gestão de escritórios terceirizados de cobrança. Ou seja, a equipe de cobrança permanece enxuta e é possível manter em cobrança o estoque de contas antigas e também os novos inadimplentes.


Os sistemas de cobrança atuais, permitem integração com softwares de atendimento multicanal, o que torna a cobrança mais abrangente, em alguns casos, 24x7. Isso tudo de forma automática e integrada, ou seja, sem atendentes, é possível fazer um atendimento eletrônico muito eficiente.


Afinal a cobrança nem sempre foi uma fraude, muito consumidores atrasam por motivos diversos como viagem, esquecimento, dificuldade financeira momentânea.

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