top of page
  • Foto do escritorVCOM Tecnologia

5 motivos para adotar ferramentas de cobrança

Atualizado: 22 de fev. de 2021

Quando o assunto é recuperação de crédito de consumidores inadimplentes, as empresas devem estar atentas em relação às novas tecnologias que surgem. Nesse sentido, as ferramentas de cobrança são extremamente úteis, pois possibilitam que as organizações consigam recuperar mais créditos e, assim, reduzam os níveis de inadimplência.


Realmente, esse recurso é extremamente importante para os negócios, não é mesmo? Pensando nisso, neste post explicaremos detalhadamente os motivos pelos quais o seu negócio deve adotar as ferramentas de cobrança. Confira!



VCOM Tecnologia - Ferramenta de Cobrança


Qual é a importância das ferramentas de cobrança?


Os novos recursos tecnológicos na área de cobrança oferecem vários benefícios para os negócios. Entre eles, estão a diminuição dos gastos, melhor relacionamento com os clientes, otimização da produtividade, redução da inadimplência e a automatização do processo. Abordaremos detalhadamente sobre essas questões na sequência. Continue lendo!



1. Redução dos gastos


Não é segredo para ninguém que as novas ferramentas tecnológicas são automatizadas. Quando aplicamos esse cenário no âmbito empresarial, é sinônimo de diminuição de custos. Podemos dizer, portanto, que automatizar as cobranças on-line reduzirá os gastos do seu negócio. Apesar dos custos relacionados com a implementação dessas tecnologias, o fato de diminuir os trabalhos manuais resultará em menores despesas com mão de obra.



2. Melhora o relacionamento com os clientes


A recuperação de crédito pode ser desgastante e ocasionar conflitos em alguns casos. Mesmo quando a negociação é bem-sucedida financeiramente, há o risco de a sua empresa perder um cliente. Nesse cenário, as ferramentas de cobrança trazem informações precisas de cada devedor e, por isso, a automação delas pode diminuir os desgastes no momento da negociação.



3. Otimização da produtividade


Os novos recursos tecnológicos possibilitam que as empresas gastem menos tempo nas tentativas de contato com os devedores. Isso porque eles contam com modelos estatísticos sofisticados e precisos e ajudam a diminuir o número de ações (contatos, e-mails, chamadas, entre outras) com pouca probabilidade de sucesso.


Dessa forma, o seu negócio se direcionará para as ações que se mostrarem mais produtivas, o que ajudará a otimizar a produtividade do setor de cobrança.



4. Redução da inadimplência


As novas ferramentas possibilitam que você estabeleça um contato mais próximo com o cliente. Isso é feito, principalmente, por meio das cobranças via SMS. Além disso, é possível efetuar mais cobranças em um só dia. Todas essas questões, somadas, contribuem para diminuir a inadimplência.



5. Automatização do processo de cobrança


Outro aspecto positivo das novas tecnologias faz referência à automação do procedimento de cobrança. Isso é feito por meio da programação do envio de mensagens, faturas e boletos. Dessa maneira, há uma redução do tempo e mão de obra necessários para fazer os procedimentos fundamentais.


Em resumo, as ferramentas de cobrança oferecem vários benefícios aos negócios. Entre eles, estão a diminuição dos gastos, melhor relacionamento com os clientes, otimização da produtividade, redução da inadimplência (a companhia tende a receber mais créditos referentes às dívidas dos consumidores) e automatização do processo. Considerando essas questões, vale muito a pena investir na implementação das ferramentas de cobrança na sua empresa.




bottom of page