top of page
  • Foto do escritorVCOM Tecnologia

Fluxo de caixa: o que é e como pode ajudar sua empresa?

Atualizado: 22 de fev. de 2021

Você sabe como fazer o controle do fluxo de caixa do seu negócio? A gestão dos recursos que entram e saem na empresa é muito importante para assegurar o sucesso do empreendimento. Essa prática ajuda os gestores a verificarem a possibilidade de cortar ou reduzir despesas, pensar em ideias inovadoras com a intenção de gerar novas fontes de receitas e em estratégias para diminuir a inadimplência.


Realmente esse assunto é extremamente relevante no controle financeiro das empresas, não é mesmo? Pensando nisso, neste post explicaremos detalhadamente o que significa o fluxo de caixa, qual é a importância e forneceremos dicas que ajudarão a sua companhia a fazer um controle eficiente. Acompanhe a seguir.


O que é o fluxo de caixa?


Fluxo de caixa: o que é e como pode ajudar sua empresa?

Esse conceito faz referência a um relatório que evidencia todo o capital que entra e sai na companhia em um período específico. Geralmente, esse documento é feito com a intenção das empresas analisarem as decisões a serem tomadas nos próximos 30 dias.


Na maioria das vezes, esse documento apresenta três informações principais. São elas:

pagamentos que precisam ser feitos (saída de recursos financeiros);

as contas a receber previstas em um determinado período;

previsão de venda (ela é baseada no desempenho histórico da companhia).


Após fazer o confronto de todas as receitas e despesas presentes no fluxo de caixa, é obtido o saldo líquido da organização. Essa informação é muito importante aos negócios. Por meio dela, os gestores ficam por dentro sobre a situação financeira da empresa. Os dados fornecidos permitem, por exemplo, se a empresa é lucrativa ou não, quais são os gastos, se a organização precisa de mais capital de giro etc.


Além disso, é possível pensar nas ações a serem feitas (geralmente no prazo de até 30 dias) para melhorar os resultados da companhia. Entre elas estão a mudança da estratégia de venda, na cobrança dos clientes inadimplentes ou a realização de treinamentos destinados aos colaboradores com a intenção de aperfeiçoá-los.

Como o fluxo pode ajudar a sua empresa?


O primeiro aspecto positivo do fluxo de caixa é que os gestores ficam informados em relação às operações realizadas na companhia. Dessa forma, é possível ter o conhecimento sobre quais são as atividades mais lucrativas, verificar quais são as maiores despesas e os gastos supérfluos, ou seja, aqueles que podem ser reduzidos ou cortados.


Esses números ajudam as organizações a pensarem em ideias visando aumentar a produção, consumindo menos recursos. Isso garante uma melhora do rendimento do negócio como todo e otimiza operacional da empresa.


Por fim, vale destacar que o controle de caixa ajuda as organizações a tomarem ações com a intenção de corrigir os pontos que precisam de melhorias. Dessa maneira, evita-se que os erros voltem a acontecer. Isso porque, por meio dos dados presentes no fluxo de caixa é possível identificar as fraquezas do empreendimento e, assim, pensar em formas de resolver o problema.


O fluxo de caixa é essencial aos negócios. Isso porque, por meio das informações presentes nele é possível observar quais são os gastos que podem ser cortados, os pontos de melhoria da empresa e todas as operações realizadas. Dessa forma, fica mais fácil em pensar em ideias que favoreçam o crescimento da companhia no mercado.

bottom of page