• VCOM Tecnologia

4 dicas para diminuir risco de inadimplência

Você sabe como diminuir os níveis de inadimplência no seu negócio? Trata-se de uma pergunta pertinente e que causa muita preocupação aos empresários. É muito importante ressaltar que a inadimplência está presente na maioria das companhias, pois várias delas precisam fazer vendas a prazo para sobreviverem no mercado (especialmente aquelas que vendem produtos de alto valor).


No entanto esse nível de inadimplência não deve ser muito alto, pois a questão pode causar sérios prejuízos financeiros às organizações (podendo levar até à falência, inclusive). Pensando na importância desse tema, neste post forneceremos algumas dicas que ajudarão o seu negócio a solucionar esse problema. Acompanhe a seguir.





1. Oferecer diferentes meios de pagamento


Não há dúvidas de que é preferível receber à vista. Por isso vale a pena conversar com o consumidor em relação aos aspectos positivos dessa forma de pagamento e até oferecer descontos. Mesmo assim, nem sempre o cliente tem condições de fazê-lo e, portanto, fica mais viável pagar a prazo para adquirir um produto ou serviço.


Nesse sentido, é fundamental oferecer alternativas para que eles possam fazer o pagamento. Entre elas, estão os boletos, cartões de crédito, cheques, débito automático etc.

Outra questão importante é a definição da data de vencimento. O prazo precisa ser compatível com as necessidades do cliente e da sua empresa. Dessa forma, aumentam as chances do consumidor honrar seu compromisso e da organização receber os créditos devidos em dia.


Vale também gerar uma segunda via dos boletos a serem pagos, pois isso facilita a vida do cliente, que conseguirá ter acesso à conta mesmo se não recebê-la na sua correspondência, aumentando as chances de o comprador conseguir quitar a fatura no prazo combinado.



2. Relacionamento com o consumidor


Há muitas formas de comunicação utilizadas com a intenção de construir um bom relacionamento com o consumidor. Entre alguns exemplos, estão os e-mails, telefone, chat e redes sociais.


Esses canais podem ser utilizados com o objetivo de esclarecer as dúvidas dos consumidores e lembrá-los de fazer alguma ação. É possível, por exemplo, enviar a conta por e-mail e lembrar o comprador sobre o prazo de alguma mensalidade que precisa ser paga.



3. Ofereça vantagens para quem paga em dia


É muito importante também estar aberto a negociações. No momento da cobrança, sua companhia deve demonstrar que compreende a situação do cliente e que está disposta a facilitar o pagamento para que ele possa fazê-lo dentro das suas possibilidades.


Entre algumas opções que podem ser oferecidas, estão o parcelamento ou desconto nos casos de pagamento à vista. Nessa situação, também vale a pena deixar claro para o cliente o seu interesse em manter um bom relacionamento com ele.



4. Tenha uma abordagem amigável e respeitosa


Deixe a postura agressiva de lado e procure tratar o cliente inadimplente com cordialidade e objetividade. Realmente, nem sempre é fácil cobrar um consumidor que está com as contas em atraso, mas o bom atendimento e tratamento é um dos fatores que farão a diferença. Dessa forma, aumentam-se as chances da sua empresa receber os créditos devidos.


Vale destacar ainda que, de acordo com o artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor, “na cobrança de débitos, o consumidor inadimplente não será exposto ao ridículo nem será submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça”. Isso quer dizer que a sua companhia não pode constranger ou ameaçar o consumidor.


Por fim, é importante destacar que a maneira que a sua empresa trata o cliente é determinante para a inadimplência aumentar ou reduzir. Caso não seja bem tratado, ele pode demorar mais para pagar e tende a não querer fazer negócios com a sua companhia novamente.


Em suma, por causa dos impactos causados, a inadimplência é um verdadeiro pesadelo para várias empresas, pois, se não for controlada, pode levar o negócio à falência. No entanto há algumas estratégias que ajudam a amenizar o problema e a garantir a sustentabilidade financeira do empreendimento. Entre elas, estão oferecer diferentes meios de pagamento, relacionar-se bem com o consumidor e oferecer vantagens para quem paga as contas em dia.

VCOM Tecnologia - Logotipo
  • Linkedin VCOM Tecnologia
  • Facebook VCOM
  • Instagram VCOM
  • Twitter VCOM