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Como planejar a negociação com seus inadimplentes?

Atualizado: Abr 19



Negociar faz parte do cotidiano de qualquer pessoa nas mais diferentes situações. Nosso objetivo aqui é pensar na negociação como um processo visando oferecer para seus clientes propostas para quitação das dívidas que sejam vantajosas para ambas as partes, reduzam a inadimplência e aumentem a liquidez.


Sabemos da importância de as empresas oferecerem um programa de cobrança e recuperação de crédito, mas existe uma etapa inicial fundamental que é a da preparação da estratégia e o levantamento dos dados.


Quando a inadimplência aumenta, é urgente entender o impacto das dívidas na queda de faturamento no negócio, os cenários possíveis e se existe a necessidade de revisão dos processos operacionais.


Esta estratégia começa a ser desenhada a partir de respostas a algumas importantes perguntas: 1) quantos são e quem são os clientes que estão com dívidas; 2) o que você poderá oferecer de benefícios para o inadimplente sem comprometer a sobrevivência do seu negócio; 3) quais critérios e os meios que serão aplicados para alcançar estes objetivos?



Os sistemas de cobrança contribuem para a análise dos dados e a identificação das alternativas para definição dos valores das parcelas, os percentuais de desconto, o número máximo de parcelas e qual será a ação da empresa se, mesmo assim, o devedor não cumprir com os pagamentos que foram acordados. De cada cliente, é preciso calcular o saldo devedor, os valores que se referem à aplicação das taxas de juros, das multas e outros encargos envolvidos. Sugerimos a leitura do nosso post com 3 superdicas para a gestão dos recebíveis.


Além das questões práticas que envolvem a parte financeira, uma negociação deve ser baseada no respeito mútuo que é a base para o diálogo. A confiança é fundamental para as negociações e trazem resultados positivos, pensando tanto nos negócios como na reputação da empresa no mercado.


Outro aspecto importante nesta preparação é a análise dos clientes com quem você irá negociar para definir quais são aqueles com quem vale a pena resolver a situação, restabelecer um relacionamento de longo prazo e promover novos negócios.


Convém, como regra da negociação, a formalização do acordo negociado em um documento, a ser enviado por e-mail ou outro meio de comunicação.


Negociar é uma habilidade dos empreendedores, que pode ser maximizada com o apoio de sistemas de cobrança e recuperação de crédito como os oferecidos pela VCOM Tecnologia. Entre em contato e veja como podemos ajudar!