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3 superdicas para melhorar a gestão de recebíveis

Atualizado: 19 de abr. de 2021


Financeiras, bancos, universidades ou empresas que vendem direto para clientes (pessoas jurídicas ou físicas) são exemplos de organizações que, em algum momento, podem passar por uma fase de aumento da inadimplência, ou seja, os clientes atrasam o pagamento das contas.


O que fazer para manter a saúde financeira dos negócios? Essa questão merece atenção especial e as empresas necessitam de processos e sistemas bem estabelecidos para ajudar a reduzir a inadimplência.


Por isso, um sistema de gestão de recebíveis, como o VCOM COB, é uma ferramenta primordial para prever o fluxo de dinheiro no caixa, planejar as despesas e identificar os atrasos e os impactos no capital de giro.


Se tivesse que fazer uma auditoria em seu negócio hoje, você saberia responder quantos e quais clientes estão com pagamentos em atraso e qual o montante que devem no total? Sabe dizer se alguma medida foi tomada para entrar em contato com esses clientes? Seu negócio tem uma régua de cobrança estabelecida?


Lembre-se que a gestão de recebíveis precisa ser realizada de forma eficiente. Para ajudar nessa empreitada, apresentamos 3 ótimas dicas para organizar o caixa por meio da gestão de recebíveis. Bora aplicar?


1) Seja organizado e conte com o apoio da tecnologia

Implante um sistema de gestão eficiente, no qual deverá registrar todas as contas a receber. Ele deverá fornecer diferentes tipos de relatórios gerenciais que ajudam a monitorar os pagamentos recebidos, os inadimplentes, segmentar os clientes por perfis, entre outras funcionalidades. Tenha uma régua de cobrança automatizada no sistema.


2) Não engavete os relatórios e enfrente a gestão da inadimplência

Analise os relatórios para identificar os clientes que estão com os pagamentos em atraso e entre em contato com estes clientes inadimplentes, pelos meios definidos na régua de cobrança. Tenha formatadas as opções de pagamento que poderá oferecer aos clientes para manter a cobrança amigável, evitar a cobrança pela via judicial e manter a saúde do seu negócio.


3) Tenha um planejamento financeiro e gerencie a cobrança

É fundamental que você tenha um planejamento com os gastos fixos mensais e as previsões de fluxo de caixa para evitar que a sua empresa entre no vermelho. Se estiver com dificuldade de gerenciar as cobranças ou com falta de funcionários especializados, avalie a possibilidade de contratar uma assessoria de cobrança ou uma plataforma de autonegociação de dívidas, como a NoAzul.


Lidar com a inadimplência faz parte da gestão de qualquer negócio e a VCOM está no mercado para proporcionar inovação, inteligência e performance na gestão de recebíveis, cobrança e recuperação de crédito. Conte com nossos sistemas!

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