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Como criar uma régua de cobrança eficiente?

Atualizado: 12 de mar. de 2021

Sem dúvida alguma, a régua de cobrança é uma das ferramentas mais importantes que ajudam na recuperação de crédito dos clientes. No entanto, muitas empresas cometem erros comuns e, por isso, não conseguem cobrar os consumidores de forma eficiente, o que aumenta os níveis de inadimplência.


Está interessado em saber mais sobre o assunto? Neste post explicaremos detalhadamente o que é uma régua de cobrança e forneceremos dicas que o ajudarão a otimizar o processo e, consequentemente, recuperar os créditos de forma eficiente. Continue lendo!


 

Régua de Cobrança VCOM Tecnologia


O que é uma régua de cobrança?


Trata-se de um procedimento que define como e quando acontecerá cada etapa da cobrança. Dessa forma, podemos dizer que a régua de cobrança define as ações a serem feitas e a ordem que sua empresa deve seguir.


O principal objetivo desse processo é aumentar a velocidade e a precisão que as cobranças são efetuadas. Isso contribui para o aumento dos lucros e receitas das organizações e a redução dos níveis de inadimplência.



Como otimizar esse processo?


Existem diversas ações que podem ser feitas com a intenção de otimizar o processo. Entre elas estão a definição das métricas, a segmentação dos clientes e a prática de manter os dados atualizados. Abordaremos essas questões detalhadamente na sequência do artigo. Confira!



Definir métricas


Trata-se de um dos passos mais importantes na régua de cobrança. Isso porque a definição de métricas o ajudará a observar como está o desempenho do setor. Dessa forma, será possível verificar se o setor está ou não alcançando os objetivos. Em caso negativo, pode-se pensar em novas estratégias ou ideias com a intenção de promover melhorias no departamento. Entre algumas métricas utilizadas estão a taxa de abertura de e-mail, a taxa de conversão e a taxa de resposta.



Segmentar os clientes


Existem diferentes critérios que são utilizados com o intuito de segmentar os consumidores por inadimplência nas empresas. Entre eles estão o tempo em atraso, valor total da dívida, atrasos anteriores etc.


Realmente esse processo pode parecer chato e burocrático, no entanto, ele é muito importante para planejar os canais de cobranças a serem usados (e-mail, SMS, entre outros), tipos de abordagens, prazos etc. Dessa maneira, será possível identificar a forma mais eficiente de recuperar os créditos devidos.



Dados atualizados


Vale destacar que a falta de dados atualizados afeta todo o processo de cobrança, pois prejudica desde a segmentação até a ação efetiva de fazer a cobrança. A falta de informações pode dizer respeito sobre os dados básicos, como os dados cadastrais (nome, endereço, e-mail, telefone etc.) até os mais avançados, como renda, disponibilidade de pagamento, entre outras.


A régua de cobrança é uma ferramenta de grande importância para os negócios, pois ajuda as empresas a recuperarem os créditos devidos e, consequentemente, a reduzirem a inadimplência.


Esse processo pode ser trabalhoso, porém, com simples ações é possível otimizá-lo. Entre elas estão a definição de métricas, segmentação dos clientes e o hábito de manter os dados atualizados. Realmente o procedimento pode ser um pouco burocrático, mas se considerarmos os benefícios, vale muito a pena implementá-lo na sua companhia.

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