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Erros na cobrança de clientes inadimplentes

Você sabe quais são os principais erros no momento da cobrança de clientes inadimplentes? Com certeza, trata-se de uma das principais dúvidas por parte de muitos empresários e também um dos principais pontos de preocupação em várias organizações, de diferentes setores e portes.


A inadimplência é um grande problema para as companhias. Essa situação se agrava em momentos de crises econômicas e de altas taxas de desemprego. Por conta desses fatores, 62 milhões de brasileiros estão endividados, de acordo com o Sistema de Proteção ao Crédito (SPC).


Nesse contexto, muitas empresas pensam em maneiras de recuperar os créditos devidos e, às vezes, cometem alguns erros. Está interessado em saber quais são os equívocos mais frequentes na cobrança de clientes inadimplentes? Continue lendo este artigo e veja como você pode evitá-los. Acompanhe!



Quais são os erros mais comuns na cobrança de clientes inadimplentes?



Fazer ameaças ao cliente


Além de ser uma prática não indicada, ela é vetada pelo Código de Defesa do Consumidor. Expor o cliente ao ridículo, fazer chantagens ou qualquer forma de ameaça são práticas proibidas.


Dessa maneira, é importante evitar deixar o cliente constrangido. Além de a sua empresa ter dificuldade para recuperar os créditos devidos, ela ainda pode sofrer processo na Justiça, ou seja, o resultado tende a ser desastroso. Por isso procure ser cordial e educado, pois essa prática favorece o recebimento da quantia devida sem maiores problemas.



Não conhecer o seu consumidor


Trata-se de outro equívoco bastante comum e que causa problemas na cobrança de clientes inadimplentes. Quando as empresas não mantêm um cadastro atualizado dos consumidores, fica mais difícil conhecer os hábitos deles e, principalmente, os motivos pelos quais estão inadimplentes. Por outro lado, caso tenha esse controle, será mais fácil analisar se você está lidando com uma situação isolada ou recorrente.



Não dar abertura para a negociação da dívida


Condições de pagamento abusivas podem se tornar uma bola de neve impagável para muitas pessoas. Isso porque elas, na maioria das vezes, estão associadas a altas taxas de juros, que crescem no regime composto, o que contribui para a despesa crescer rapidamente.

Nesse contexto, vale muito a pena procurar ajudar o cliente a solucionar o problema e fornecer opções de negociação e parcelamento. Essa atitude pode até não parecer a ideal, no entanto permitirá que a sua empresa receba, ao menos, parte do dinheiro de forma rápida e com menos prejuízos.


De forma complementar a essa questão, é muito importante oferecer diferentes meios de pagamento. Entre eles, estão o cartão de crédito, débito, boleto etc. — dessa maneira, o indivíduo terá mais chances de conseguir quitar a dívida. Por outro lado, a falta de flexibilidade pode dificultar. Isso porque a pessoa pode não ter, por exemplo, acesso a crédito, cartão bancário, entre outras restrições.


Realmente, a cobrança de clientes inadimplentes não é uma tarefa fácil. Isso porque é necessário estar atento em relação a diversas questões. Entre elas, estão o conhecimento das características dos consumidores, procurar dar abertura para a negociação da dívida e evitar fazer ameaças ao cliente.

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