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Pós-venda: saiba como um bom relacionamento conquista o cliente

O bom relacionamento com o cliente deve ser mantido em todas as etapas de um negócio, inclusive na fase do pós-venda. Isso porque essa questão é um dos principais aspectos que farão a diferença no momento de a sua organização vender um determinado produto ou serviço novamente.


É muito importante destacar que o estabelecimento de uma boa relação é um dos principais fatores que contribuem para o consumidor ter uma imagem positiva do seu empreendimento e, consequentemente, voltar a comprar da sua empresa ou recomendá-la aos amigos. Pensando na importância desse tema, neste post forneceremos dicas que o ajudarão a otimizar o relacionamento com o cliente no pós-venda. Acompanhe a seguir.





Como estabelecer um bom relacionamento no pós-venda?


Realmente não é fácil ter uma boa relação com o cliente, no entanto há algumas práticas que podem ajudar nessa questão. Entre elas, estão o hábito de pedir feedbacks aos compradores, oferecer descontos e entrar em contato em datas especiais. Abordaremos essas questões detalhadamente na sequência do artigo. Continue lendo!



Peça feedback ao cliente


Sem dúvida, essa é uma das principais práticas que ajudam a melhorar o relacionamento com os clientes. Não tenha receio de pedir opiniões aos consumidores, pois eles podem sugerir pontos de melhoria que possam ser muito importantes para o desenvolvimento do seu negócio no mercado.


Além disso, o feedback serve como referência com a intenção de avaliar a utilidade do produto, custo-benefício, grau de satisfação, entre outras questões. Uma boa forma de como fazer isso é entrar em contato com os consumidores uma semana após eles comprarem um produto e perguntar o que acharam da experiência, se têm alguma dúvida ou se tiveram algum problema durante o uso.



Dê descontos


Quem não gosta de ganhar descontos, não é mesmo? Pensando nisso, vale muito a pena oferecer esse benefício ao cliente. Essa prática costuma ser feita com mais frequência em algumas situações — entre as principais, estão quando o cliente faz uma determinada compra à vista, nas liquidações ou quando uma pessoa compra um produto em grande quantidade.


Além dessa questão, também vale muito a pena oferecer cupons de desconto para quem está visitando a sua página pela primeira vez ou aos indivíduos que consomem frequentemente os produtos ou serviços do seu negócio. Essa é umas das principais práticas que estimulam a compra.



Entre em contato em datas especiais


Clientes também são pessoas e, por isso, apresentam muitos sentimentos. Nesse contexto, as empresas que entram em contato com eles em datas especiais, como no aniversário, não demonstram somente a preocupação com a venda, mas também com o bem-estar da pessoa. Além disso, o indivíduo se sentirá importante, o que aumentará as chances de ele ter uma imagem positiva da sua organização.


O pós-venda é uma das etapas mais importantes no processo de vendas. Isso porque esse momento exerce grande influência na fidelização e na ampliação da cartela de clientes. Por isso é muito importante se preocupar em como foi o processo de venda, pedir opiniões aos compradores, fornecer descontos e entrar em contato em datas especiais para otimizar o processo e, assim, garantir mais vendas futuras para o seu negócio.

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