top of page
  • atendimento84698

Uma nova mentalidade empreendedora

Atualizado: 20 de abr. de 2021


Quando se decide abrir uma empresa é preciso ter um plano de negócio. É necessário também entender o que é ter uma mentalidade empreendedora para se manter focado e motivado, mesmo quando os resultados estiverem longe do esperado.


Como superar o medo do fracasso? Ter paixão, pessoas, perseverança, criatividade, capacidade de organização, resiliência e produtividade são qualidades que contribuem para o sucesso do empreendimento a fim de não deixar os receios atrapalharem.


Na opinião do especialista e escritor Victor Damásio: “a diferença entre as pessoas bem-sucedidas e o resto da população é que as pessoas que são bem-sucedidas compreendem que o fracasso é apenas uma parte do jogo e continuam avançando diante do fracasso”.


A paixão é a base para você escolher uma atividade que seja atrativa, que lhe dê motivação. Em todo tipo de negócio, mesmo os virtuais, é fundamental ter habilidades para interagir com as pessoas, como sócios, fornecedores, colaboradores, clientes e, até mesmo, os concorrentes.


O desafio é encontrar soluções inovadoras para os problemas – sejam grandes ou pequenos. Tudo isso vai exigir trabalho duro e resiliência para superar os contratempos.


Hoje em dia, entretanto, uma nova mentalidade empreendedora está surgindo. Ela está associada com a habilidade de criar um modelo de gestão dinâmico que se adeque às mudanças e à evolução.


O maior contratempo da atualidade veio com a pandemia de Covid-19, que impôs mudanças em vários setores econômicos. Os eventos tiveram que migrar para o ambiente virtual, por exemplo. Restaurantes mudaram para se adequar ao delivery. Empresas precisaram migrar seus colaboradores rapidamente para o home office. A imprevisibilidade nunca esteve tão presente. Nesse processo, o empreendedor precisará fortalecer suas conexões e estudar o que é a tal “economia digital”.

Na economia digital, “é preciso observar o concorrente mais próximo, conhecido e esperado, e também espiar de lado, para ver se não há forasteiros invadindo algum nicho que possa impactar diretamente o seu mercado”, enfatizam os criadores do projeto Startse, no livro Empreendedores.


Lembre-se: o seu cliente tem o poder (leia mais a respeito dessa questão em nosso post sobre a estratégia de Customer Success). Os clientes estão mais rigorosos e a internet dá acesso a mais fornecedores de produtos e serviços.


Para se ter uma nova mentalidade empreendedora não existe uma receita, entretanto. Começa com o empreendedor conectado com novas tecnologias, modelos de negócio, startups, novas forma de gestão e a vontade de sempre aprender. Quer saber mais? Leia também Cinco mentalidades dos líderes direcionadas à resolução de problemas e Digitalização das MPEs é a base para a criação de diferenciais competitivos.

bottom of page