top of page
  • Foto do escritorVCOM Tecnologia

Meios de pagamento: novas tendências em 2020

Atualizado: 19 de abr. de 2021

Não é segredo para ninguém que a tecnologia tem avançado nos últimos anos, e diversas novas ferramentas têm surgido nesse contexto. Entre elas, estão os novos meios de pagamento. Eles estão ganhando mais espaço entre os consumidores e proporcionam diversos benefícios.


Os clientes têm a vantagem de efetuarem mais pagamentos de forma simplificada, sem burocracia e sem a necessidade de enfrentar filas, o que economiza tempo. Muito prático isso, não é mesmo?


As empresas, por sua vez, aumentam as suas oportunidades de vendas.


Você está interessado em saber mais sobre esse assunto? Neste post explicaremos detalhadamente quais são os novos meios de pagamento e destacamos as principais características de cada um. Boa leitura!



Quais são os novos meios de pagamento?



Destacamos anteriormente que novos meios estão surgindo no mercado. Eles têm facilitado a vida das empresas e dos clientes. Entre os principais, estão o pagamento instantâneo, o open banking e a biometria. Abordaremos sobre as características de cada um nas sequência do post. Confira!


 

Pagamento instantâneo


De forma resumida, podemos dizer que o pagamento instantâneo pode ser definido como transferências de valores em tempo real. Dessa forma, o beneficiário (a pessoa que receberá o dinheiro) terá o valor disponível na sua conta corrente assim que a transferência for efetuada. Muito prático isso, concorda?


Vale destacar ainda que esse serviço pode ser feito 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados. Diante dessas características, diferentemente da TED e do DOC, por meio do pagamento instantâneo, é possível fazer transferências fora do horário comercial.



Open banking


Se traduzirmos essa expressão para o português, chegaremos à seguinte conclusão: banco aberto. O open banking possibilita que o cliente, ao trocar de banco, transfira todas as informações de relacionamento (depósitos, salários depositados, empréstimos, perfil de gastos etc.) com o banco anterior para o outro.


Essa simples mudança facilita muito a vida das pessoas que desejam mudar de instituição financeira, que estão interessadas em adquirir um novo produto financeiro ou até mesmo para conseguir aprovação de crédito no banco.



Biometria


Já utilizamos a biometria em diversas situações cotidianas e, agora, ela pode ser utilizada também como um dos meios de pagamento. Nesse modelo, só é necessária a leitura da impressão digital para confirmar a transação.



Carteira digital


As carteiras digitais são parecidas com as contas digitais. Isso porque os dados financeiros e pessoais são armazenados e usados nos dispositivos mobile. Não há a necessidade de cartões ou senhas para confirmar uma transação. Ela pode ser feita diretamente na carteira digital, o que garante segurança no pagamento e diminuem as chances de fraudes com clonagem.


Diversos meios de pagamento estão surgindo no mercado. Nesse contexto, é muito importante ficar atento em relação às novidades para não ficar defasado no mercado. Além disso, esses meios alternativos ajudarão a sua empresa a fornecer diferentes maneiras de um cliente pagar pela compra de um produto ou serviço, o que tende a aumentar as oportunidades de venda no seu negócio.

bottom of page