top of page
  • atendimento84698

Como usar a régua de cobrança na gestão dos negócios?

Atualizado: 19 de abr. de 2021


O termo “régua de cobrança” não é conhecido de todos os empreendedores. Quem nunca ouviu falar, pode até pensar que se trata de um objeto, mas não é. A régua de cobrança é um processo efetivo para a gestão do fluxo de caixa, para manter uma comunicação amigável com os clientes e ajudar na prevenção da inadimplência.

Essa régua representa uma linha do tempo, na qual o empreendedor vai definir quando sua empresa entrará em contato com o cliente que tem uma dívida e precisa efetuar o pagamento, seja por meio do envio de um e-mail, de um SMS, um contato telefônico ou outro tipo de ação.

Um ponto importante é que esta comunicação, prevista na régua de cobrança, não precisa ocorrer somente após o atraso no pagamento. Você, como empreendedor, pode enviar um lembrete com a data de vencimento da fatura para seu cliente, por exemplo.

O VCOM COB é um sistema de CRM especialmente desenvolvido para os processos de cobrança e de recuperação de crédito, que permite automatizar o funcionamento da régua de cobrança estabelecida em seu negócio.

Lembre-se que não existe uma fórmula mágica para ser criar uma régua de cobrança! Ela deverá ser formatada tendo em vista as características do seu negócio, o perfil dos seus clientes e a sua situação financeira.

Nesta régua, você poderá prever o envio das mensagens antes do vencimento, de um agradecimento pelo pagamento, encaminhamento de comunicados sobre a fatura/boleto em aberto, oferecimento de canal para negociação e, até mesmo, do comunicado sobre a cobrança judicial.

O uso de um sistema que permite automatizar a régua de cobrança é muito positivo, pois proporciona controle e profissionalismo à gestão dos seus negócios em uma área vital para sua empresa: a entrada de dinheiro no caixa.

Para que essa comunicação traga resultados, é fundamental que você tenha um banco de dados dos seus clientes, com telefone, e-mail e endereço atualizados. Gostou do post? Quer conhecer mais sobre o VCOM COB? Entre em contato conosco.

O blog da VCOM tem mais informações sobre como criar uma régua de cobrança eficiente. Confere aqui!

bottom of page