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Boas práticas para fazer uma cobrança amigável

Você sabe como fazer uma cobrança amigável? Realmente não é fácil fazer cobranças, pois é necessário ficar atento a diversas questões para conseguir recuperar o máximo de créditos possível e, assim, reduzir os níveis de inadimplência. É preciso, por exemplo, estar atento em relação ao Código de Defesa do Consumidor, aos canais pelos quais farão esses procedimentos, entre outras questões.


Está interessado em saber mais sobre o assunto? Neste post, forneceremos dicas que o ajudarão a fazer uma cobrança amigável e, dessa maneira, reduzir os níveis de inadimplência do seu negócio. Acompanhe a seguir.






Como fazer uma cobrança amigável?


Mantenha a calma


Mesmo que você efetue uma cobrança amigável, sendo educado no momento do contato com o inadimplente, é possível que a reação do cliente não seja pacífica. Isso porque, como mecanismo de defesa, alguns indivíduos, quando confrontados com uma natural cobrança de dívidas, partem para um confronto. Por isso é fundamental manter a calma, pois ela facilitará a busca de soluções que interessem a ambas as partes.



Seja educado


Sem dúvidas, ser educado é um dos pontos-chave sobre como fazer uma cobrança amigável, pois isso facilita no momento da negociação. Seja claro e informe o valor da dívida.


Vale destacar ainda que, de acordo com o artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor, as empresas não podem expor os clientes ao ridículo e nem fazer qualquer tipo de ameaça. Além disso, não podem também fazer insultos, tortura psicológica ou inventar taxas com a intenção de deixar o cliente com medo. Essas práticas são proibidas pelo código.


Todas as práticas descritas podem gerar multa à empresa e a detenção pode variar de três meses a um ano para a pessoa responsável pela ação de cobrar o consumidor de maneira indevida.



Dê alternativas


É muito importante também ser flexível e oferecer alternativas para o cliente quitar a dívida. A principal maneira de se fazer isso é apresentar diferentes meios de pagamento. Entre eles, estão o boleto, cartão de crédito ou débito etc. Dessa maneira, será mais fácil o consumidor pagar o que deve.



Tenha informações do cliente


Só é possível cobrar uma pessoa se você souber como entrar em contato com ela e o valor da dívida. Porém, caso o banco de dados esteja incompleto ou desatualizado, a tarefa fica muito complicada ou impossível de ser feita.


Por isso é importante procurar coletar o máximo de informações possível de cada cliente e mantê-las atualizadas, como o e-mail e o telefone. Esse procedimento fará com que você tenha conhecimento sobre as características do cliente, saiba a situação de cada pessoa, poupe tempo e esforços e, consequentemente, tenha mais assertividade nas suas ações de cobrança.


A cobrança amigável definitivamente não é uma tarefa fácil, pois é preciso levar diversos fatores em consideração. No entanto, com algumas práticas, é possível otimizar o procedimento, como o fornecimento de alternativas ao cliente, ser educado e manter a calma. Considerando os benefícios proporcionados por essas atitudes, vale muito a pena implementar essas práticas na sua empresa.

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