top of page
  • Foto do escritorVCOM Tecnologia

Assessoria contábil: entenda o papel para o seu negócio

Atualizado: 12 de mar. de 2021

Você sabe sobre o que se trata uma assessoria contábil? Trata-se de uma empresa especializada na prestação de serviços contábeis a outras organizações. Vale destacar que o serviço de uma assessoria de contabilidade é bastante flexível em relação à abrangência e também ao preço.


Está interessado em saber mais sobre o assunto? Neste post explicaremos detalhadamente o que é contabilidade, como funciona uma assessoria contábil e quais são as principais funções nessa área. Confira!





O que é contabilidade?


A contabilidade se preocupa por analisar e controlar as movimentações financeiras, patrimoniais (variação do ativo — conjunto de bens e direitos da companhia — e passivo — conjunto de obrigações) e numéricas da empresa. Dessa maneira, o setor contábil se encarrega por fazer o registro de todas as movimentações que, de alguma maneira, interferem no caixa ou no patrimônio das organizações.


Quando uma empresa fabrica e vende uma mercadoria, por exemplo, a contabilidade registra todos os valores envolvidos nesse processo. Entre eles estão o custo para fazer esse produto (gastos com matéria-prima, mão de obra, entre outros), o preço da própria mercadoria, o dinheiro que entrou no caixa da organização e o estoque que saiu da empresa.


Podemos dizer, portanto, que a contabilidade é um mecanismo de controle das companhias. Isso porque, por meio dos relatórios contábeis, é possível verificar o resultado operacional dentro de um período (se a empresa deu lucro ou prejuízo em um determinado período) e a composição patrimonial, ou seja, a quantidade de ativos e passivos da empresa.


Além de conhecer as técnicas de contabilidade, o contador também precisa se atentar às regras trabalhistas e tributárias. Diante dessas características, podemos afirmar que a contabilidade é uma das áreas estratégicas das empresas.



O que é uma assessoria contábil?


As assessorias contábeis fazem referência aos serviços prestados pelas empresas do setor. Os mais frequentes se relacionam ao cumprimento das obrigações tributárias. Porém, as assessorias também têm auxiliado as companhias a controlarem e a interpretarem as movimentações financeiras, o que facilita a tomada de decisão por parte das organizações.


Podemos dizer, resumidamente, que os contadores são encarregados de identificar, analisar e mensurar todos os eventos financeiros de uma empresa, de forma a facilitar a tomada de decisão por parte dos gerentes.



Quais são as funções de uma assessoria contábil?


A principal função de uma assessoria contábil é ajudar as organizações a expandirem as suas atividades e a crescerem no mercado, de forma planejada e sustentável do ponto de vista financeiro.


Isso acontece por meio de algumas funções exercidas pela assessoria da área. Entre elas estão o planejamento tributário (encontrar meios de pagar menos tributos de forma lícita, ou seja, seguindo a legislação tributária), a gestão financeira e as rotinas trabalhistas.

A assessoria contábil é uma das principais aliadas da saúde financeira das organizações, pois cuida de todas as obrigações perante ao fisco e oferece uma representação precisa da situação patrimonial da empresa. Considerando todos os benefícios apresentados neste post, vale muito a pena contar com uma assessoria contábil para o seu negócio.

bottom of page