top of page
  • atendimento84698

PRESENCIAL X HOME OFFICE: VCOM Tecnologia implanta modelo híbrido de trabalho definitivamente

Atualizado: 20 de abr. de 2021


A Covid-19 foi um forte agente influenciador na aceleração de um novo modelo de trabalho nas empresas baseado no home office, que deverá permanecer em muitas organizações, mesmo com o fim da pandemia.


Reconhecendo a importância e as vantagens desta mudança, a VCOM Tecnologia¸ empresa referência no segmento de sistemas para cobrança, recuperação de crédito e gestão de recebíveis, vai adotar o modelo híbrido definitivamente e acabar com a necessidade da presença física diária de sua equipe nos escritórios localizados em Presidente Prudente (SP), onde está a sua sede, e na capital paulista. A empresa vai manter todos os colaboradores no modelo híbrido, prioritariamente baseado no trabalho remoto. Cada equipe terá um dia determinado na semana para trabalho presencial, ou seja: 4 dias úteis de home office e 1 dia presencial.


“Em 2020, colocamos rapidamente nossa equipe em home office. E, agora, a decisão de atuar no modelo híbrido foi tomada com base no aumento da produtividade durante a pandemia. Ao mesmo tempo, sentimos falta da sinergia dos encontros presenciais entre os membros de cada equipe. As reuniões por videoconferência funcionam bem, mas a comunicação presencial possibilita otimizar o compartilhamento de ideias, objetivos e soluções”, explica Eduardo Trevisani, sócio-fundador da VCOM Tecnologia e seu Diretor Administrativo-financeiro. “Fortalecemos nossa cultura de atendimento ágil e a comunicação entre as áreas para manter a qualidade da prestação de serviços aos clientes”, completa Eduardo.


De acordo com o executivo, a empresa fornece uma ajuda de custo aos colaboradores em home office “Essa contribuição ajuda a cobrir gastos com internet, conta do celular, entre outras questões inerentes. Também disponibilizamos cadeiras, apoio de pé, mouse pad para os colaboradores. Isso ajuda a gerar o sentimento de pertencimento a um lugar, fortalecer os vínculos, mesmo à distância”, diz. Esta decisão já está pautando os processos seletivos de 2021, com abertura de vagas na área de desenvolvimento para home office, para atrair profissionais de diferentes localidades.


Integrando a equipe em home office


Trevisani avalia que os empregos formais não deixarão de existir, mas a realização das atividades serão adaptadas e viabilizadas pelas novas tecnologias. “A necessidade de distanciamento social por causa da pandemia nos levou a realizar várias ações online de comunicação, integração e comemoração com todo o time. Agora que aprendemos a lição, implantamos um cronograma para a execução dessas ações mensalmente”, esclarece Eduardo.


São previstas reuniões de gestores; webinares com todos os colaboradores para informá-los sobre assuntos gerais da empresa; happy hour virtual; jogos online com premiação para descontrair o grupo. Em datas comemorativas, a empresa enviou kits para os colaboradores em 2020, como no Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia do Desenvolvedor, Dia das Crianças e a Festa de Final do Ano virtual – atividades que serão ampliadas em 2021. E para dar suporte às ações de motivação, cultura, recrutamento e seleção, a equipe da área de Recursos Humanos da VCOM foi ampliada.

bottom of page