• VCOM Tecnologia

Por que o consumidor está migrando para Fintechs?

Você sabe quais são os motivos que estão levando muitos consumidores a optarem pela Fintech ao invés dos bancos ou instituições financeiras tradicionais? Existem diversos motivos, pois as novas empresas do mercado financeiro oferecem diversos serviços e eles atendem a diversas demandas das pessoas.


Está interessado em saber mais sobre esse assunto? Neste post explicaremos detalhadamente o que são as Fintechs, abordaremos os principais serviços oferecidos por elas e as principais vantagens de abrir uma conta nesse tipo de empresa. Acompanhe a seguir.



O que é Fintech?



Antes de abordarmos os principais serviços e as vantagens de abrir uma conta nesse tipo de companhia, é necessário conceituarmos o que é Fintech para facilitar a compreensão do tema.


O termo Fintech origina da junção de duas palavras em inglês: financial (que significa finanças) e technology (que significa tecnologia). Dessa forma, o vocábulo faz referência a uma empresa com base tecnológica que oferece serviços financeiros. As Fintechs disponibilizam funções que cobrem deficiências ou limitações das atividades bancárias tradicionais.



Quais são os principais serviços oferecidos pelas Fintechs?



Há diversos serviços que são oferecidos pelas empresas de base tecnológica que oferecem serviços financeiros. Entre os diversos aplicativos na área de finanças disponíveis no mercado, estão aqueles em que é possível abrir uma conta digital sem pagar tarifas. Muito prático isso, não é mesmo? Além disso, ainda há companhias que oferecem seguro de vida, residencial, de automóvel, entre outros.


Vale ressaltar ainda que há diversas organizações que oferecem aplicativos que são fundamentais para a administração do seu dinheiro. Nesse universo estão as opções de investimentos financeiros e a gestão das finanças domésticas ou familiares.


Com relação às aplicações financeiras, há dois tipos: as alternativas de renda fixa (são opções mais conservadoras, como o Tesouro Direto, fundos de renda fixa etc.) e os ativos de renda variável (são mais arriscados e entre eles estão as ações na Bolsa de Valores, Bitcoin e criptomoedas).


Agora você deve estar se perguntando: qual desses investimentos é melhor? Não há uma resposta exata para essa pergunta, pois depende do perfil de investidor. Se uma pessoa está construindo a sua reserva de emergência, por exemplo, ela deve optar por renda fixa. Caso tenha ampla experiência no mercado financeiro e não tem medo de perder dinheiro, as alternativas de renda variável são uma ótima ideia.


Há ainda Fintechs que são especialistas em administração de finanças. Com apenas poucos cliques você pode ter o controle dos seus gastos e rendas. Elas ainda sugerem produtos financeiros adequados que atendam ao seu perfil.



Quais são os principais pontos positivos oferecidos pelas Fintechs?



São vários os aspectos positivos oferecidos pelas Fintechs, entre elas estão a facilidade para se abrir uma conta, com menor burocracia, menos taxas, soluções facilitadas no mercado e um contato mais humano.


Vale destacar ainda que esse setor tem ganhado cada vez mais espaço, pelo fato de os smartphones estarem no cotidiano das pessoas e, consequentemente, tendem a conquistar mais clientes. Por conta desse motivo, o oferecimento de soluções financeiras pelo celular deve ganhar mais espaço nos próximos anos.


As Fintechs estão crescendo no mercado e vão se tornar indispensáveis. Elas oferecem serviços com soluções inovadoras e facilitadas no mercado. Por conta disso, vale muito a pena conhecer mais sobre o assunto e aderir ao mundo dessas empresas.

VCOM Tecnologia - Logotipo
  • Linkedin VCOM Tecnologia
  • Facebook VCOM
  • Instagram VCOM
  • Twitter VCOM