top of page
  • Foto do escritorVCOM Tecnologia

3 passos para organizar a vida financeira e reduzir as dívidas

Atualizado: 19 de abr. de 2021




Comprar usando os meios de financiamento disponíveis faz parte dos hábitos de consumo de milhões de brasileiros. Adquirimos bens com financiamentos de longo prazo, como um imóvel ou um carro, ou compramos itens do dia a dia, como roupas, brinquedos e material escolar, pagando com o cartão de crédito, com boletos ou um carnezinho. Adquirir bens por meio de financiamento faz parte da rotina.

Não é à toa que, segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o percentual de endividados no Brasil, em junho de 2020, chegou a 67,1% da população – uma das maiores taxas dos últimos meses. Mas, a situação começa a ficar crítica quando falta dinheiro para pagar as parcelas.

Deste total de endividados, o percentual de inadimplentes (com dívidas em atraso) chegou a 25,4% - seja porque gastou mais do que a renda mensal, porque perdeu o emprego ou apareceu algum gasto inesperado.

O que a pessoa com dívidas pode fazer para organizar a sua vida financeira e reduzir o endividamento? Vamos listar 3 passos básicos para atingir essa meta, que inclui rever os gastos e a negociação. Bora colocar a vida financeira em dia?

1- Para começar, o consumidor deve identificar todas as dívidas que ele tem, separando-as por tipos, verificar quais as que têm cobrança de taxas de juros mais altas e o volume total devedor.

2- A pessoa deve também mapear os gastos mensais e classificar essas despesas em categorias. A ideia é entender para onde o dinheiro está indo e verificar aquelas que podem ser cortadas ou reduzidas. Só assim poderá sobrar uma grana para o pagamento das dívidas.

3- Conseguiu se planejar? É hora de procurar seus credores para negociar o pagamento. Entre em contato com as financeiras, bancos e as empresas de crédito. Hoje em dia, elas contam com sistemas de cobrança modernos, que permitem você ligar a qualquer dia e horário, ajudam nas negociações e nos cálculos das parcelas, chegando a condições boas para quem deve e para quem quer receber.

Um dos meios de negociação das dívidas é a plataforma NoAzul, da VCOM Tecnologia, uma solução inovadora para autonegociação online de débitos. Este é um canal totalmente automatizado, funciona 24 horas e em todos dos dias da semana, com recursos humanizados, proporcionando uma aproximação amigável. Este sistema traz maior confiança para o contato, além de oferecer acompanhamento das etapas do processo de negociação.

Após chegar a este último passo, é importante seguir o planejamento e modificar os comportamentos que fizeram você ficar endividado e investir em seus sonhos de consumo – com planejamento financeiro, é claro.


bottom of page