• VCOM Tecnologia

Tendências para a área de cobrança

Sabe quais são as principais tendências na área de cobrança? Existem diversas tendências mercadológicas nesse setor e é sempre muito bom ficar atualizado com relação às principais mudanças. Dessa forma, será possível ficar por dentro das principais novidades e conseguir acompanhá-las da melhor maneira possível.

Está interessado em saber mais sobre assunto? Neste post explicaremos detalhadamente quais são as principais tendências mercadológicas com relação ao departamento de cobrança das empresas. Confira!



Quais são as principais tendências para a área de cobrança?




Existem diversas tendências no departamento de cobrança nas empresas. Por conta disso, é muito importante ficar por dentro dessas mudanças. Entre as principais novidades estão o crescimento das Fintechs nessa área, a forte presença do mercado de recuperação de crédito e o foco no cliente. Abordaremos essas questões detalhadamente na sequência do post. Continue lendo!

Novos serviços financeiros


Muitos serviços financeiros estão surgindo no mercado e, vários deles, têm uma base tecnológica. Isso é muito útil ao consumidor, pois contribui para reduzir a burocracia nas operações e a pessoa consegue resolver o seu problema de forma mais rápida e eficiente por meio de funções que cobrem deficiências ou limitações das atividades bancárias tradicionais.


Os serviços ofertados por essas companhias são cada vez mais diversificados. Atualmente é possível, por exemplo, abrir contas digitais, solicitar empréstimos, entre outras atividades pelo meio on-line.


Vale destacar que recentemente, o Banco Central aprovou que algumas startups do setor começassem a ofertar empréstimos aos clientes finais. Trata-se de uma medida que pode diminuir a concentração desse serviço nas grandes instituições financeiras e, consequentemente, facilitar o acesso ao crédito.


Mercado de recuperação de crédito


Cerca de 63 milhões de brasileiros estão inadimplentes, ou seja, aproximadamente 40% das famílias estão com dívidas. Os números são de uma pesquisa feita pelo Serasa. Diante de todas essas condições, é natural que o mercado de recuperação de crédito ganhasse espaço, pois há um aumento de demanda nessa área. Da mesma forma que algumas Fintechs, há a possibilidade de a pessoa renegociar a dívida em melhores condições. Isso pode ser obtido, por exemplo, com a redução da taxa de juros, aumento do número de parcelas, entre outras situações.



Foco no cliente


Outra tendência crescente na área refere-se ao foco nas necessidades e anseios do cliente. As novas tecnologias têm feito que muitos consumidores ficassem mais exigentes. Nesse contexto, a rapidez e a eficiência no atendimento são extremamente importantes. Além disso, é fundamental oferecer soluções práticas, simples e em poucos cliques. As empresas do setor devem se preocupar em ajudar o consumidor e a oferecer soluções que o ajudem a resolver os problemas.


Em um cenário cada vez mais tecnológico, a área de cobrança tem apresentado muitas mudanças. Entre as principais tendências estão o crescimento das Fintechs, o mercado de recuperação de crédito e o foco no consumidor. É importante ficar por dentro com relação às mudanças para ficar atualizado e, assim, não ficar defasado no mercado.



VCOM Tecnologia - Logotipo
  • Linkedin VCOM Tecnologia
  • Facebook VCOM
  • Instagram VCOM
  • Twitter VCOM